Resumidamente, um rastreador de carro é um equipamento de geolocalização que funciona por meio do uso da tecnologia. Desse modo, a partir da instalação do aparelho em um veículo, é possível visualizar onde ele está estacionado ou circulando.
Vale a pena lembrar que, independentemente da tecnologia utilizada, ela reunirá pontos positivos e negativos ao ser implementada no veículo. Por isso, sempre seja claro com o seu cliente e mostre o que cada recurso pode fazer. Assim, com a sua assistência, cabe ao consumidor definir o que é melhor de acordo com a necessidade dele.
ATENÇÃO! A conexão da fonte de alimentação deve ser realizada em um ponto de baixíssima impedância da rede de bordo do veículo. Esses pontos no carro são os terminais da bateria. Portanto, recomendamos conectar a alimentação do FMB920 (fios GND e POWER) diretamente aos terminais da bateria. Outra opção válida é conectar os fios ao cabo de ALIMENTAÇÃO principal dentro da caixa de fusíveis (se não houver, então à fonte de alimentação onde estão os fusíveis do computador do veículo), o fio GND deve ser conectado em um ponto especial, projetado para conectar Computador do veículo GND. Conectar o GND em um ponto arbitrário à massa do carro é inaceitável, pois os potenciais estáticos e dinâmicos na linha GND serão imprevisíveis, o que pode levar à operação instável do FMB920 e até mesmo à sua falha.
O rastreador é um dispositivo de geolocalização que pode ser instalado em qualquer tipo de veículo — carros, motos, caminhões, ônibus etc. Que funciona por meio do uso da tecnologia. Desse modo, a partir da instalação do aparelho em um veículo, é possível visualizar onde ele está estacionado ou circulando.
A principal função desse equipamento é indicar a localização e a trajetória do veículo no qual está instalado.
Para isso, ele usa sinais emitidos por antenas para estabelecer o ponto exato do veículo. A maioria dos sistemas usa a tecnologia GPS, mas alguns modelos também utilizam transmissores celulares ou de rádio. Os mais avançados vão além da geolocalização e fornecem também outros dados, como a velocidade do veículo, a sua movimentação e outros parâmetros, como a quantidade de combustível disponível no tanque, por exemplo.
A radiofrequência funciona da seguinte forma: a localização do carro é feita por meio da triangulação dos dados com as antenas, em que o equipamento tem a capacidade de emitir sinais por meio delas.
Com o aprimoramento tecnológico, os rastreadores para carros também foram sofrendo algumas alterações positivas. Exemplo disso são as antenas internas, presentes nos aparelhos mais modernos, que possibilitam a emissão de sinais amplificados.
O alcance dessa tecnologia é alto, independentemente de barreiras físicas. No entanto, não é possível apresentar uma localização exata. O que você consegue ver é uma aproximação de onde está o veículo.
Essa forma de rastrear os veículos funciona por meio de um receptor implementado no carro. Ele consegue captar e decodificar os sinais de satélites para dar uma localização.
O uso da tecnologia é atrativo para quem não quer depender do funcionamento das operadoras de telefonia móvel. Afinal, para operar de forma adequada, não é necessário contar com elas.
Mas, antes de colocar um rastreador satelital em um veículo, é prudente considerar que ele pode sofrer interferências por causa de barreiras físicas. Então, é necessário avaliar os locais em que o cliente costuma ir e o que ele espera ao fazer uso do equipamento.
General Packet Radio Service (GPRS) é uma tecnologia usada para melhorar as taxas de transferências de dados GSM (sigla de Groupe Special Mobile, que significa Sistema Global para Comunicações Móveis). Sendo assim, ele depende muito das operadoras de telefonia móvel.
O funcionamento dessa tecnologia tem melhorado muito com o passar do tempo, devido ao alto investimento que tem sido feito na telefonia móvel. Uma vantagem do recurso é que a comunicação é “sempre ativa” e não é necessário fazer a manutenção constante, uma vez que a comunicação se dá de máquina para máquina, automaticamente.
Vale a pena lembrar que GPRS não é a mesma coisa que GPS (Sistema de Posicionamento Global). O GPS é um módulo que permite a localização e está presente nas três tecnologias que os rastreadores veiculares usam.
Não há análise de perfil
Quando falamos sobre as vantagens de um rastreador de carro, é importante que você tenha em mente que é isso que será necessário mostrar para os seus potenciais clientes.
Assim, antes de investir nesse ramo, é imprescindível acreditar no que pretende fazer. Com isso, as pessoas reconhecerão que fazer negócios com você é uma excelente oportunidade.
Quer conhecer os benefícios que o seu consumidor perceberá? Confira!
Eficiência na localização em caso de roubo.
No caso de roubo de um veículo, a central de rastreamento deve orientar o cliente a chamar a polícia enquanto faz o processo para descobrir onde ele está localizado. A cada 60 segundos, o suporte consegue identificar o posicionamento do automóvel.
Cabe destacar que essa possibilidade aumenta muito as chances de recuperação do veículo em comparação com o que os seguros oferecem.
Redução de custos
Um grande benefício de investir nesse tipo de tecnologia é que ela é bem mais barata do que os recursos apresentados pelas seguradoras de carros. Assim, os custos para o proprietário que busca, exclusivamente, a recuperação do bem são reduzidos.
O valor cobrado por uma central de rastreamento não vai variar de acordo com o ano, modelo, tipo de carro ou perfil do proprietário. Além dessa característica na hora de negociar, é possível economizar no dia a dia. Um exemplo é que o cliente pode encontrar e determinar rotas mais econômicas.
Otimização nos processos logísticos
Para as empresas que fazem o transporte de mercadorias e lidam com diversas pessoas, pode ser feito um contrato em que serão vistas mais informações do que apenas a localização do veículo. É possível:
Disponível com antenas internas ou externas, tem alta sensibilidade na captação de sinais dos satélites GPS, que permitem a localização mesmo em locais fechados e ótima disponibilidade e estabilidade no envio das informações de localização aos sistemas. Através do sistema multicanal, permite o contato com diversos satélites simultaneamente, trazendo precisão na localização de veículos ou objetos.
Auto monitoramento do fluxo de informações enviadas permite que em caso de queda do servidor principal, as informações são enviadas automaticamente para um servidor secundário (backup), mantendo o fluxo de monitoramento estável. Como terceira opção, em caso de emergência, permite também a localização via mensagem SMS, com link da posição atual diretamente para o link do Google Maps.
Permite o envio de comando de três tipos diferentes de bloqueio: Bloqueio com sirene, bloqueio silencioso e bloqueio progressivo, que pode cortar com segurança o combustível de forma progressiva e precisa. Facilidade no envio de comandos: Envio de comandos, remotamente, através de software(GPRS) ou via SMS. Após executar comandos o equipamento envia também resposta de confirmação de execução.
Por meio de seu modem Quad-Band, pode ser operado com qualquer operadora telefônica celular GSM via GPRS(transmissão de dados), permitindo a utilização com qualquer plano seja: pré pago, pós, de dados ou telemetria, permitindo a utilização de APN privadas, configuradas de forma muito rápida e simples.
Definições de configuração padrão
Carros, motocicletas, caminhões, embarcações, ônibus, reboques, carretas, máquinas, entre outros...